Saturday, March 17, 2007

A minha amiga X

Tenho uma amiga, a X, que vive para a guerra do amor, e embora humilde, quando lhe falo do espólio de escalpes que trás na estreita cintura, ela mostra-me os meigos olhos, e diz-me que os mata porque é essa a sua natureza… foi para isso que nasceu… eu digo que se alguém tem de o fazer, que seja ela e que o continue a fazer como até aqui, com meio cálice de meiguice para adormecer a dor, com um ramo de carinho para distrair os sentidos, com incenso de salva, para disfarçar o cheiro a sangue, suor e morte que fica na arena do amor, quando esta força da natureza abandona o lugar da caçada onde se banqueteou com mais um coração de homem…
Infelizmente acabei por lhe ganhar amizade, e hoje de quando em quando vem me chorar no ombro, ora pelas feridas infligidas ora pelas sofridas, porque até o mais perfeito caçador se fere durante uma perseguição ou quando é apontado como presa por outro predador… e isso acontece de quando em quando a esta minha amiga X. Mas o mais estranho, é ver aquele ser tão apto a escolher de quando em quando uma presa envenenada… como daquela vez que perseguiu um furão manhoso que era tísico e feio e desgrenhado como uma ratazana… ainda por cima um furão manhoso de direita, até cheirava a mofo e naftalina…como de resto cheira a direita… essa minha amiga andava como que hipnotizada, obcecada com aquele triste que não lhe merecia nem a atenção nem a corrida que levou… e acabou por levar uma corrida em osso… de outra vez levei-a eu até um amigo meu, inconsciente de levar a raposa ao coelho… o coelho era um místico e bravo companheiro de outras lutas… ainda hoje não percebi que tipo de magia se praticou nesse encontro…mas sei que ambos ficaram mais ricos com a experiência… parece que o coelho também tinha garras afiadas e truques na manga… num caso recente em que ela se aproximou de um triste suspiro que lhe sugava as energias, aconteceu que a minha nobre amiga guerreira viu a presa já moribunda e em vez de lhe desferir um golpe de misericórdia tentou corar-lhe as feridas…a contorcida criatura aproveitou-se dela…usou-a e depois tentou fugir …sem perceber que tinha sido tocado por algo maior que ele mesmo… acabou por ficar cego, justiça divina, e a minha amiga X ainda hoje se questiona sobre a natureza da ingratidão do mostelideo com que se cruzara… Teve uma vez uma aventura na peugada de um pegasus italiano… que a levou ao mundo antigo nas suas asas imaculadas e lhe ensinou cores novas, nomes de plantas carnudas e em batalhas amorosas ambos confessaram um carinho que ainda hoje dura entre os dois imortais… eu acredito que esta personagem imensa ainda um dia volte para lá… para as montanhas em busca deste pegasus que vive agora escravo de uma feiticeira que o encantou com um salpico de manjerico…

A X continua a viver hoje como os caçadores de outrora… colhendo da natureza o que consegue…e por vezes persegue animais encantados como unicorinos, manticoras e hidras, não conseguindo atingi-los com uma flecha, apanha-os com a memoria e grava-os nas paredes da caverna que habita, santuário da filha da deusa, onde se contam as fabulas de uma princesa que uma dia rainha trará a Alice ao mundo dos homens e com ela a magia inocente que se perde quando crescemos por dentro…

Volto a insistir neste ponto, nós seres simples devotados às praticas e ás mecânicas desenvolvidas com o único objectivo de levar comida para casa… enquanto elas, as Xs, ficavam nos acampamentos a desenvolver a linguagem, a comunicação, evoluindo no verdadeiro e intenso sentido da humanidade… eram provavelmente elas que nos ensinavam as novas palavras quando voltávamos para seus cuidados, cansados da caçada, talvez feridos, …ou das colheitas…

…conheço-a à tão pouco tempo e ela já me ensinou duas palavras “Chico Buarque” !

1 Comments:

Blogger Jorge Ramiro said...

Todo o meu amor eu dou para o meu cachorro. Eu vivo para o meu cão porque ele é meu melhor amigo e ele é a minha vida. Agora, ele está chateado porque ele tem pulgas, um amigo me disse que eu tenho que comprar um remedio para pulgas e assim se resolve o problema.

3:41 AM  

Post a Comment

<< Home