Friday, September 22, 2006

Ponto de situação: Os dias do fim…

























No outro dia caminhava com o meu irmão, pelo assombroso interior de uma dessas grandes superfícies comerciais que existem espalhadas pelo país, e comentei com ele uma figura que me suscitou interesse:

– Olha-me para aqueles lábios… STRAU!!! Espetava-lhe cá uma beijoca!

– Quais lábios João? – Perguntou o meu irmão com um ar confuso

– Aquele par de lábios meu! – e apontei vagamente na direcção do cartaz onde figuravam os ditos…

– Quais lábios João? – era ainda mais nítido o pavor na voz do meu irmão…

– Ali naquele cartaz – apontei eu, desta vez sem deixar margem para enganos.

– João, aquilo é um homem! – chocado a olhar para mim, a face do meu irmão era um misto de gargalhada eminente e de asco

Era um cartaz da Hugo Boss, com um modelo extremamente andrógino, vestido com roupas em tons lilás, com pendericalhos ao pescoço e um chapéu que acentuava a feminilidade de todo o conjunto…

O que eu senti nos momentos que se seguiram; uma vontade imensa de tomar banho com jacto de areia, despir a minha própria pele e queima-la, um asco tremendo, completamente arrepiado, muita vontade de beijar uma mulher bonita e fazer sexo com ela até me esquecer deste triste episodio…

O meu irmão podia ter piorado a situação, mas até foi bastante compreensivo e conivente, sorrindo e dando-te uma palmadinha nas costas… talvez tenha percebido que eu estava revolto por dentro e que poderia chacinar toda a população daquele hangar, começando por ele… estive por um fio, mas consegui controlar-me fazendo uso de tudo o que aprendi no Tai Chi Chuan e recuperei o controle sobre mim mesmo.

Tudo o que eu escrever em seguida é uma reflexão séria sobre o ponto de situação da masculinidade face à globalização. Não interpretem isto como um conjunto de desculpas ao que me aconteceu… sim, eu estava com os óculos postos.

Vivemos uma época conturbada, em que os homens demoram tanto ou mais tempo que as mulheres a cuidar da imagem. As mulheres não podem fugir à sua cota de responsabilidades neste campo, pois estão a tornar-se excessivamente femininas e cada vez preferem mais o tipo de "homem" andrógino, o Calvin Kleiniano, aquele ser que de tão limpo cheira a lixívia. Até já no andar eles se balanceiam como uns autênticos pirilampos…

Uma época em que o queijo vem cortadinho à fatia e cada fatia vem individualmente embalada por uma película de plástico, o pão vem aparado…aparado significa sem côdea… PÃO SEM CODEA!?!

Com tudo isto pergunto-me onde param os últimos bastiões machistas onde podemos beber das boas influências essenciais à formação de um homem??? … onde um homem pode confraternizar um pedaço de tarde a falar de desporto, a dizer mal da politica, a ser estupidamente preconceituoso, enquanto coça as micoses e mastiga escarros que aguardam pausa na conversa para serem violentamente cuspidos? Onde o pão é rasgado ou cortado com uma navalha contra a barriga, acompanhado com queijo seco aos bocados? Onde os bigodes são fartos, as correntes de ouro aos pescoços reluzem repletas de verdete, por entre a pelagem escura que aparece por entre o colarinho da camisa desabotoada até ao umbigo, marcada de nódoas do molho dos passarinhos fritos e do suor, e os macacos do nariz são despreocupadamente arremessados pelo vazio, sem pudores e cuidados onde aterrar?

Temo pelas gerações vindouras, que em vez de comerem bucha de presunto com côdea de pão rijo comem moranguinhos com açúcar… MORANGOS COM AÇÚCAR??? Destes há tanto para dizer que falarei mais tarde dessa guerra declarada à boa educação de uma criança…

…a confusão que vai nessas cabecinhas!!!

A minha avó sempre disse:

"Um Homem é um homem e um bicho é um bicho, corta-se-lhe o rabo fica rabicho."

PS – Para todos os efeitos vou deixar crescer o bigode e vou começar a ir à caça com o meu pai, vou pagar as cotas em atraso do Arsenal 72 e entrar na selecção do jogo da malha e na bisca dos 9

4 Comments:

Blogger Manucho said...

quem escreve é o puto
que acabou de conquistar o estatuto
que tanto ambicionou um dia,
conquista essa feita
com imagem e sabedoria.
calma, nao pertenço à tal seita!
mas com certezas sexuais te digo
meu irmao amigo,
que em nada hesito
quando me cuido delicadamnte.
agrado a mim e ao pito
criando equilibrio entre a pila e a mente.

by Gipsy

1:13 PM  
Blogger Fauno said...

...e digo mais:

... "...a culpa é dos partidos pá..."

...a culpa é do serviço militar obrigatório ter acabsdo...porque era o que metia esta gente toda na linha...

... disse!

2:26 PM  
Blogger Ana de Amsterdam said...

Onde andam os homens?? Existe um homem para 7 mulheres, eles já sâo poucos, não se podem desviar pelo caminho, isto não pode ser assim!!

Onde estão os homens de unhas compridas, cheias de Sujidade? Onde estão os homens que puxam com um ronco um escarro nojento e de seguida o cospem para o chão? Onde estão os homens à moda a antiga?

Ai que desespero...! Isto é um caso para ser solucionado pelo Capitão Coquilhas!

6:36 AM  
Anonymous Leslie said...

Great blog I enjoyed reeading

1:40 AM  

Post a Comment

<< Home