Sunday, September 03, 2006

Sobre a TV - Parte 1

Num dia destes da semana passada tive a oportunidade de fazer algo que de quando em vez me satisfaz de sobremaneira (não estou a falar das minhas visitas ocasionais aos estúdios de Carnaxide para apedrejar o Cláudio Ramos).
Depois de ter assistido ao Dr.House na Fox e depois de almoço gosto de render-me à lanzeira a ver o episódio de Frasier na Sic Comédia.

Para quem não está familiarizado com a série, a personagem principal é um respeitado psicanalista de Seatlle que para além de ser extremamente inteligente e requintado tem uma capacidade invulgar para ser mal interpretado por todos...em especial, pois claro, pelas mulheres. Frasier Crane tem um irmão - Niles - que tem tanto de inteligente como de pretencioso, snob e desajeitado e à imagem do irmão também ele é um reconhecido psicanalista divorciado com alguns "problemas no âmbito da sociabilidade com o sexo oposto".

Sendo ambos Doutores na mesma área "jurisdicional" é comum vê-los discorrer sobre as interpretações e as intenções escondidas do comportamento delas para com eles. No episódio a que assisti, que mais parecia ter sido feito por mim e para mim, aconteceram dois diálogos entre eles que retive com o nobre objectivo de os colocar sob a forma deste post.

No primeiro momento eles falam sobre o último falhanço amoroso do Niles. Ao que parece o pobre do Niles andava mesmo a esmerar-se e a fazer tudo aquilo ao contrário do que era seu hábito. Niles era agora inteligente sem ser pretencioso, humilde sem ser "spineless", deixou as prendas caras e sofisticadas e "frias" de lado e rendeu-se às prendas simples mas ultra-românticas, adoptou um estilo mais descontraído e estava sempre presente nos momentos mais difíceis da vida da namorada e celebrava com redobrada alegria os momentos bons pelos quais ela passava. Segundo ele, a relação na cama era uma bomba e todos os dias o Niles saía mais cedo do emprego para fazer um jantar romântico para eles junto à lareira de sua casa.

Muito embora ele pouco tivesse em comum com aquela mulher, ele adorava cada centímetro quadrado daquele corpo e cada grama das 21 gramas que pesam a alma humana(exceptuando a da Valentina Torres e a da Margarida Martins) e por isso fazia tudo o que ela gostava e a fazia feliz.Mas...e o que correu mal? perguntam voçês e o Frasier:

O que correu mal foi o Francis...ela arranjou outro.Ao que parece foi-se cansando da vida pacata que levava com Niles e foi sentindo que a relação que tinham faltava requinte, emoção e autenticidade. Pelos vistos Francis no seu jeito simpático, endinheirado, requintado e snob(para já não falar de mulherengo convicto) era mais genuíno...ah e ela ainda disse que afinal na cama o Niles não era grande espingarda se me é permitida a linguagem bélica...

imediatamente ele percebeu porque tantas vezes acabara a cozinhar para dois mas a comer sózinho...

Para que o ramalhete ficasse completo só faltava ele ter recebido depois da separação uma sms às 2 da manhã como aquele vez na semana passada que dizia:

"Querido Niles, fazer amor junto à lareira é óptimo não achas?"

O segundo diálogo que eles tiveram deixo para um outro post

1 Comments:

Blogger Fauno said...

Sem duvida, uma das grandes Sit coms, Fraiser, cuja personagem principal e uma das secundarias, Lillith sua ex mulher, apareciam já numa outra brilhate série mais antiga, a lendária Cheers...

eu sempre que posso vejo o Fraiser, não porque me identifique com a sua infindavel lista de insucessos com mulheres, mas... é exactamente por isso!

Caro Jaime, ao menos que a vida nos guarde sempre a capacidade de soltar uma piadinha no fim de cada episodeo, um comic relief... um sinal de que estaremos sempre prontos para outra época de séries...

4:40 PM  

Post a Comment

<< Home