Thursday, June 21, 2007

Tako Tsubo


Esta semana fiquei a saber duas coisas: A primeira é que é possível aprender-se coisas a ver televisão (ninguém diria a olhar para a programação da televisão portuguesa), a segunda é que existe uma patologia associada ao desgosto. Pode levar ao enfraquecimento dos músculos do coração e pode inclusivamente levar à morte do paciente. Aparentemente a expressão “partiste-me o coração” pode ser levada ao sentido literal.

Estava a ver a Anatomia de Grey (o meu irmão chama-me bichona por eu ter uma série que, segundo ele, é para gaijas) quando aparece um caso difícil de uma mulher que apresentava sintomas cardíacos mas cujos testes não conseguiam ser conclusivos quanto à patologia associada.

Cardiomiopatia de Takotsubo, ou síndrome do coração partido (tradução literal de broken heart syndrome), está associado a “um trauma provocado por uma forte alteração emocional que pode ter uma influência directa no nosso coração. Parece ter sintomas similares ao de um ataque cardíaco uma vez que se sente um aperto no coração, dor no peito, apresentam-se fluidos nos pulmões, quebras na respiração e falhas cardíacas.
Ou seja, por culpa de um desgosto, o coração pode passar a bombear menos sangue e o músculo enfraquecer, ainda que o coração não pare. Para os que pensam que o tratamento poderia passar por vasodilatadores, Epinefrina ou cirurgia ficarão a saber que o tratamento passa por apoiar o doente ao nível psicológico e a devolver-lhe alegria…isso mesmo…devolver-lhe felicidade e bem-estar. Achei curioso e pus-me a imaginar como seria o tratamento para a Cardiommiopatia de Takotsubo:

-Doutor, Doutor…o batimento cardíaco está altamente irregular, vamos perdê-lo Doutor!!O ECG mostra que é Takotsubo! O que fazemos? Pedais? Epinefrina?

-Nada disso!
200cc’s de Golos do Benfica contra o Sporting em Alvalade num jogo do título
5mg de Leite Creme da minha mãe a cada 3 horas
2 Ampolas de concertos para o SuperBock SuperRock
100 cc’s de abraços do sobrinho
E ponham as enfermeiras a jogarem ao traga-bolas com ele todas nuas…ou vestidas de enfermeiras...ou vestidas de hospedeiras...ok 2 vestidas de enfermeiras e 2 vestidas de hospedeiras...e ponham o Dr João Mendes todo nu pelo sim pelo não!

PS: A fantasia é minha, e nela o traga-bolas ainda está na moda, o Fauno é Médico e o Sporting ainda luta pelo título…

http://en.wikipedia.org/wiki/Takotsubo_cardiomyopathy

4 Comments:

Blogger Ana de Amsterdam said...

Hummmm...não sou médica, mas estava aqui a pensar que tipo de tratamento se podia aplicar à minha pessoa.

´"É grave, muito grave! Foi detectado muito tardiamente!
Esta paciente vai ter que adormecer todas as noites dentro do abraço de um italiano.

Além disso, terá q ter muita atenção com a alimentação. Precisa de uma dieta equilibrada:

Pasta ao almoço, lanche e jantar. Atenção! Comer entre as refeições todos os tipos de chocolate.

Precisa de um cão, é essencial que tenha com frequencia a mãos lambuzadas pelas lambidelas do amigo canino.

E por último, mas não menos importante...tem que morar num lugar com bons ares, entre a praia e a floresta. Tem que ver por dia, OBRIGATORIAMENTE, um por do Sol ou um nascer do Sol."

Ai...ai...ai...que dores, não me sinto nada bem..ai que dor no coração!!!

11:38 AM  
Blogger Jaime Esqueci said...

também tenho saudades do meu italiano...era baixinho mas do mais fofo que existia.Gostava de ter o cabelo cumprido e com aspecto molhado. Toda a gente gostava dele.A última vez que as pessoas que o adoravam o viram, estava ele em cuecas a despedir-se de todos.Ele era assim..desinibido e seguro de si.Quando falava parecia que cantava...o italiano teve que voltar para itália e deixou-me sozinho com os nossos dois filhos.Chamava-se Fabrizio Miccoli e foi o meu italiano, o pai dos meus dois filhos Cesare e o Giggio!

12:09 PM  
Blogger Fauno said...

Malta... vocês estão a precisar é de começar a consumir genéricos... tem que se poupar em algum lado...


Porque não em vez de um Italiano um romeno vanessa? são mais baratos e mais fortes... e tem mais efeito enquanto placebo...quanto ao cão... arranja antes um amster ou um coelho como a bonny da Renata...assim se te fartares dele sempre a podes comer em vez de a abandonar...não que eu nunca tneha comido cão... mas eu sou cigano...

e tu Jaime... precisamos de ir os dois à Bola... ou À tropa...ou fazer qualquer coisa acerca dessas tuas fantasias... para aconcelho-te a ver as Escolhas do Marcelo...aqui dá a volta ao estomago de qualquer um e desperta o que há de mais maxo em nós... a ignorância...

Voltaste em grande...em grande... és grande!

1:04 PM  
Anonymous Anonymous said...

Sore as enfermeiras... pq não coloque a sua mãe nua!!! A quem sbe a pessoa não terá TAKOTSUBO e sim morrer logo e ir p inferno! seu babaca!!!

5:08 PM  

Post a Comment

<< Home