Monday, September 24, 2007

De Usuahia A La Quiaca *

Tenho curiosidade para saber como correu a viagem à Amsterdam. Não que tenha uma costela voyeurista ou coscuvilheira mas porque tenho uma(talvez mais que uma) costela muito sensível ao "choque" entre as pessoas. Acho curioso, e andando por lisboa todos os dias a pé ainda mais, como passamos o dia todo a fugir ao contacto, a evitar o contacto, com o olhar no chão e o pensamento nas facturações, na marcação de reuniões, naquela folha de Excel que teima em dar um resultado que não o pode ser de todo, na conta da água, na prestação da casa, no resultado dos exames, e de repente encontramos uma mulher cheia de vontade de sair do país, voar para outro continente, percorrer centenas de kilometros batidos pelo tempo num autocarro que o pó esconde a côr original, para encontrar alguém que não faz grande ideia de como a irá receber.

Por tudo o que já vi na vida, não apenas comigo, confesso que não sou um optimista mas serei sempre um romântico e acho absolutamente extraordinário o desejo de se ir não se sabe muito bem para onde, sem saber muito bem para quem, sabendo muito pouco como mas com a certeza absoluta que se tem de ir...

Esse sentimento já se cruzou algumas vezes comigo e nunca esquecerei cada uma delas mas a primeira...a primeira foi demasiado especial e uma história que na essencia foi tão bonita como a da Ana. Tenho a certeza que a dela terá um final diferente. Força Amsterdam.Salud!

*música que faz lembrar a viagem de Ernesto de la Serna pela América do Sul para se descobrir e regressar renascido.

13 Comments:

Blogger Ana de Amsterdam said...

Olá Jaime e Fauno!

Já voltei, directa do aeroporto para o escritório...a libertar energia de Teotihuacan por todos os poros.

Assim que tiver uns minutinhos contarei aqui as minhas aventuras completamente surreais. Penso que nem o Tarantino teria imaginação suficiente para criar as situações que eu vivi.

Adorei, tenho mais 1000 páginas a acrescentar ao meu livro da vida!

Posso adiantar, que nada correu como se poderia de prever...mas não consigo conceber uma viagem mais maravilhosa que esta.

Enfim...eu sou a Ana de Amsterdam...não estou habituada a histórias simples e monótonas.

Até já, voltarei em breve para contar-vos tudinho!

Besos.

P.S: Jaime, acertaste em cheio...adoro a música e o filme!

11:11 AM  
Blogger Unknown said...

Obrigadão pelo comentário no subversive tales Jaime!

Deixa-me apenas dizer que não recorri a hipérboles quendo teci o meu comentário ao teu post no temos de falar...acho mesmo - sem exageros - que está brilhante. Todo o ambiente literário que conseguiste invocar, está absolutamente esmagador...nao consegui parar de ler até chegar à ultima palavra.

* Sou um grande amigo da maluca da Amsterdam...e tb eu estava (e ainda estou) morto de curiosidade para saber pormenores da jornada ao méxico. Ela já me contou alguma coisa...mas so fico satisfeito quando souber de tudo ao vivo e a cores!!!!

Continua o bom trabalho!
abr.

3:17 AM  
Blogger Jaime Esqueci said...

Para a Amsterdam

Seja bem-vinda.Não esperava outra coisa do que um regresso optimista.Como nos ensinaria Ernesto de la Serna. A vida não é dura...nós é que somos moles.

Para o Francisco

Obrigado mais uma vez pelas palavras de incentivo. Infelizmente sofro de uma patologia que me impede de levar a sério os elogios que me são feitos(isso dava outro filme), ou fico sem jeito ou fico sem acreditar neles...qual deles o pior.Mas em anexo a esta mensagem vai um abraço agradecido.

10:58 AM  
Blogger Francisco Martins said...

Lol! como te percebo...sofro de uma patologia parecida. Não obstante, enfatizo uma vez mais a sinceridade da minha opinião em relação aos teus talentos literários. Não deixes de escrever...e digo-te que isto não é tanto uma advertencia, mas mais propriamente um pedido, no sentido de que textos como o que escreveste são sempre uma fonte de inspiração (imagino-me perfeitamente a tentar ilustrar o ambiente que criaste e a tentar transmitir através de linguagem gráfica a profusão de sentimentos que co-existem no teu texto).
Mas acho que não corremos esse risco (de deixares de escrever), porque quem escreve como tu, fa-lo não apenas por gosto, mas também por necessidade (quase fisiológica). Digo isto porque também eu gosto muito de escrever, apesar de não ter nem um terço do teu talento, e de me ser muito complicado gerir o tempo entre os escritos e as ilustrações. Bem, que eu gosto de escrever já tu deves ter percebido, a julgar pelos testamentos absurdos dos meus comentários! Tudo isto para dizer uma coisa que me esqueci de referir no primeiro comentário que deixei no teu post: Já tenho lido bastantes coisas tuas, no temos-que-falar mas este teu último texto superou tudo o que já li até agora. Brutal mesmo! dito isto (não que eu seja um entendido no assunto), axo mesmo que estás no bom caminho!

Podes te ir habituando aos elogios, porque se continuas a escrever assim, corres o risco de ser atropelado por uma avalanche de múltiplos ultra embaraçantes elogios! lol

abr.

1:36 PM  
Blogger Jaime Esqueci said...

Caro Francisco

Depois de ler, atento e embaraçado, as linhas que me dedicaste neste ultimo comment não posso deixar de fazer-te uma pergunta:

Não queres casar comigo pah?

Tanto apoio, companheirismo e incentivo verdadeiro infelizmente já não encontro com essa facilidade.Que dizes?Juntamos trapinhos ou quê?Prometo que terás refeições caseiras a tempo e horas, uma casa no montijo, uma casa de fim-de-semana em palmela com lareira e uma legião de tias doidas que competem entre si para verem que tem a voz mais estridente e quem conta as histórias mais aborrecidas e compridas(PARA CARAÇAS) do mundo. Ah e danço bem comó caraças. Sou uma mistura de Justino MadeiraLago (Justin Timberlake da Baixa da Banheira) com a Belle Dominique.Com o meu jeito para a dança e o teu talento(enorme talento) para as artes gráficas, estamos destinados a ter um futuro artístico.

Fica feito o desafio pah!Casa Comigo!

PS:As únicas linhas sérias deste comment são as que se seguem:
Curiosa a vida...estou há meses sem saber o que é um elogio honesto, verdadeiro e altruísta, um que é um voto de confiança, o que é um incentivo verdadeiro e quando menos esperamos ele chega. Não conheço o Francisco, o Francisco tem a sorte de não me conhecer e o sacana sai-se com esta...

Obrigado Francisco.Prometo continuar a escrever(acertaste em cheio quanto à necessidade quase fisiológica) se me prometeres que continuarás a postar trabalhos fantásticos no subversive. Confesso que o pedido de casamento só se solidificou quando vi o Bender a guiar o autocarro no Cosmopolite. Espero que no futuro não tenhamos robots bêbados e rancorosos ao volante dos nossos transportes públicos..
Abraço

2:27 PM  
Blogger Ana de Amsterdam said...

Hey!!

O que se passa aqui??
Calma contigo, Jaimito! Escreves bem, mas o Francisco...esse é meu!

Se casar com alguém será comigo!

Calma contigo amigo! Tou a morder a cena...!

:p

1:23 AM  
Blogger Jaime Esqueci said...

ah a rejeição...a velha e querida amiga rejeição...

Que se lixe.Ao menos tentei!

Francisco, um dia que te chateies da vida de casado com a Amsterdam lembra-te de mim pah!

7:05 AM  
Blogger Francisco Martins said...

Eláhhhhhhh dois pedidos de casamento seguidinhos e ainda por cima na mesma página?? não fazia a mais pálida ideia que estava com essa bola toda! bem...mas quer dizer, agora deixaram-me confuso. Vamos lá desempatar isto.

Vanessa: o Jaime prometeu-me "refeições caseiras a tempo e horas, uma casa no montijo, uma casa de fim-de-semana em palmela com lareira e uma legião de tias doidas"...e tu, prometes o quê... exactamente, exactamente? Sabes que eu te amo perdidamente, mas a vida não é só lamechices! essa máxima do amor com amor se paga, está assim a modos que...um tanto quanto desactualizada. E um gajo como eu (que é como quem diz uma verdadeira donzela), tem que abrir a pestana e pesar os prós e os contras...Q´isto a vida tá dificil!! olha que vendo bem a coisa, a única oferta que me parece que poderias fazer para me fazer reconsiderar a proposta do Jaime (confesso k o que me impressionou mais foi a parte das tias doidas), seria uma viagem ao Tahiti...minimo 6 meses a viver num bangalô, numa praia SEM tubarões (não sei se a parte da ausência dos tubarões é - biológicamente falando - possível, mas tu és bióloga, por isso desemerda-te), e uma data de nativos e nativas cabeludos para eu fotografar e usar nas minhas ilustrações. (escusas de ficar indignada com as minhas exigencias, porque qualquer pessoa inteligente depressa chega à conclusão de que quando se está com o ego elevado, é melhor aproveitar enquanto se pode, e já que eu - pelos vistos - estou podendo...)

Não obstante, sinto-me na obrigação de vos avisar de algumas...como direi?...particularidades a meu respeito:

Fiquem ambos sabendo que eu tenho mau temperamento matinal, sou super territorial em relação à casa de banho, terrivelmente temperamental com o meu cabelo, e ODEIO k me roubem o champô!!

( no caso do Jaime isso talvez não seja um problema, porque com tanta casa para oferecer, poderíamos ser um daqueles casais modernos, que cada um vive na sua casa. Já no teu caso vanessa...Haja Bangalôs!)

Então? depois destas revelações de última hora...a vossas ofertas ainda estão de pé? pensem bem...

12:52 PM  
Blogger Jaime Esqueci said...

Caro Francis

A minha proposta mantem-se.o pacote inclui o que te disse. Ocasionalmente quando chegares do trabalho desanimado posso também tocar umas músicas numa das minhas 2 guitarras electricas ou numa das minhas 3 acústicas. Ou quando acabar de escrever o meu "Garden State" dedico-a a ti e ficarás mundialmente conhecido tal como a Gala de Dali.

3:10 PM  
Blogger Ana de Amsterdam said...

Ganhaste Jaime...não consigo limpar o mar de tubarões, sou demasiado ligada à biodiversidade... tenho a certeza que não iria resistir e que a determinada altura iria usar o champô do Francisco.

Além do mais...não toco guitarra...

Bhaaa....!!!

Resta-me desejar as maiores felicidades...

(Ana abandona este espaço com o olhar perdido no vazio...)

2:11 AM  
Blogger Francisco Martins said...

Bem...Parece que o problema está resolvido. Se bem que eu confesso que fiquei um bocado desapontado...estava-me a sentir tão poderoso com dois pretendentes, que já esperava que voçês se debatessem em duelo por mim (daqueles até à morte, por causa da honrra e tal). Enfim, esperava mais de voçês. Mas...mais vale um pássaro na mão do que dois a voar...já diz o ditado, que alguma sabedoria há de ter, senão não teria atravessado oceanos de tempo sem cair no esquecimento.

Pronto jaime, as tias doidas e a parte das guitarras parecem me um dote suficientemente valioso...Aceito a tua proposta. Estás feliz? para quando marcamos a data? olha, até podiamos ir casar a Las vegas...iamos num dia e voltavamos no outro (assaltavamos um ricaço qualquer e vinhamos de jato - subornavamos o piloto com pasteis de nata). Mas por outro lado...deixa cá pensar...por outro lado perdíamos a oportunidade de apresentar as tuas tias doidas à minha tia saloia lá de uma terrinha de Castelo branco...vais adora-la - É daquelas que tu podes ter 30 anos, que ela assim que te vê desata a apertar-te as bochechas com toda a força, abraça-te com vigor tal, que mais parece um torniquete, e depois o facto de que ela só toma banho lá de 15 em 15 dias na melhor das hipóteses, e toda ela emana uma fragrância a sebo, suor e outros ingredientes maravilhosos, torna-se especialmente agradável nesse momento...(do abraço esmagador). Enfim...sais de ao pé dela de tal forma inebriado como se tivesses apanhado uma pedrada de crack. Bom né? Comprar droga para quê...quando se tem uma tia como a minha?
Bem, mas vamos lá falar de coisas sérias...Se para a tua família for um problema se tu apareceres com um gajo cabeludo atrelado a ti, a gente também resolve esse problema...não queremos enfartar as tuas dias doidas! Eu por ti faço tudo...(embora não tenhas o poder de limpas a praia de tubarões como eu esperava que a Amsterdam tivesse). Também posso mudar de sexo e passar-me a chamar FRANCISCONA. O que é que te parece?

Querida amiga Amsterdam: Não fiques triste...a nossa história foi linda de morrer, mas tudo o que é bom acaba, já diz a grande e infinitamente sábia Nelly furtado. Por isso deixa lá...pode ser que arranjes para aí um alemão...nunca se sabe! Vais ver que vais gostar de me ir visitar a mim e ao Jaime nas casas novas. Prometo que te apresento a minha tia saloia. A gente faz uma festa, convidamos ambas as nossas tias só em tua honrra! Então, mais animada?

5:29 AM  
Blogger Fauno said...

jaime venho só esclarecer um ponto algo importante nesta troca imensa que se estende por aqui...

O FRANCISCO NÃO EXISTE!
Ele é apenas uma personagem ficticia criada pela Amsterdam para conseguir aproximar-se dos Homems e tentar percebe-los...como se fossemos complicados...

Mas bem, está a situação desmascarada... o Francisco é na realidade o "duplo especular invertido"(a minha prof de tuguês no 10º ano usava muito esta exptressão para falar de Pessoa) da ana...

5:13 AM  
Blogger Francisco Martins said...

É Jaime... no fundo, no fundo eu não passo de um ardil da Amsterdam para te enlaçar, fisgar, levar ao altar, enfim...chama-lhe o que entenderes. Já me chamaram de muitas coisas: Amigo imaginárió-inexistente da Amsterdam, Heterónimo, homónimo, pseudónimo, e agora duplo especular invertido.
Já o meu (nosso)psiquiatra é da opinião de se trata de um caso de doença bipolar, misturado com múltiplas personalidades. Eu às tantas já começo a achar que o meu (nosso) caso se enquadra melhor no panorama da possessão demoníaca, assim ao género do EXORCISTA...nao sei se estás a ver? se bem que acho que isso faria de mim um espírito impuro...será?
Seja como for, exorcismos à parte, continuo a aceitar a tua proposta de casamento. Sempre sirvo para pregar uns cagaços às tuas tias doidas. A parte da mudança de sexo e de nome mantém-se!

2:41 PM  

Post a Comment

<< Home