Tuesday, July 17, 2007

Flores de Estufa

Falo-vos com alguma frustração do tema… não é nada fácil criar uma flor de estufa e antes de falarmos das dificuldades afectas a esta extenuante missão, esclareço que o alto nível de dificuldade não é o suficiente para nos fazer desistir e optar por criar flores silvestres… não me interpretem mal, as flores silvestres são lindas, aquelas criaturas autóctones que nascem por todo lado na primavera, mas quando um de nós cai por uma flor de estufa, estará destinado a viver no gume de uma navalha, no ardil de um perfume exótico encontra o eterno desafio, de tanto sacrifício em prol de um efémero desabrochar…

Ingrata planta que nos testa a paciência, que nos faz ajoelhar a seu lado, e fazer um buraco no chão de tanto matutar… Quem já tentou sabe do que falo. È um estado de constante alerta, água a mais e apodrece, água a menos e definha de sede, muita humidade e adoece, humidade a menos e seca, muito calor e murcha mas se estiver frio acaba por morrer…
Há aqueles tipos que as criam para vender e têm sorte com elas, outros, como eu, que as criam com amor, não merecerão um pequeno esforço por parte da flor (de estufa)? Seria pedir muito que se adaptasse? Que desse um pequeno passo no ciclo da evolução?

O sucesso está em conhecer os sinais atempadamente… se começarem a aparecer zonas necróticas nas folhas temos de saber reagir, muda-la logo de lugar, alterar o tratamento, a temperatura, a humidade e a exposição ao sol… e se forem persistentes talvez consigam de quando em quando que desabroche para vocês.

Há flores que nascem em fendas nas paredes ou entre uma pobre amostra de solo numa calçada, e no entanto sorriem a todos os raios de sol… as Flores de Estufa tem montes de mimos e mesmo assim vivem nessa transigência, alheias ao luxo que as rodeia e ignorando o quão afortunadas são por não terem nascido numa pequena fenda. Talvez tenham aprendido com os Homens a serem egoístas, a desgraça dos outros é lhes indiferente… e a única coisa que lhes interessa é a satisfação de todas as suas necessidades, mesmo sabendo que por comparação com outras não tão afortunadas irmãs, poderão ter já em demasia…


A missão em si não tem nada a ver com justiça… podem esforçar-se e dar o vosso melhor…se a flor não gostar da estufa ou do vaso, não haverá magia
!

9 Comments:

Blogger Jaime Esqueci said...

Fauníssimo...este post está fauníssimo (neologismo acabado de criar que define tudo o que respira,fala e transmite o que é João Ricardo Mendes).

Adorei este post...principalmente porque pode ser metáfora para muita...muita coisa...

PS:a mim parece-me haver flores de estufa que sem dares conta viram plantas venenosas, daquelas que picam e te deixam doente...muito muito doente...

1:39 PM  
Anonymous Anonymous said...

fora as que acabam por preferir outro jardineiro!

3:26 AM  
Blogger Jaime Esqueci said...

falou o poeta...

2:25 PM  
Blogger Ana de Amsterdam said...

Eu já fui flor de estufa e não ganhei muito com esse feitio...muito pelo contrario...

Então fui-me transformando em xerófita, uma planta mais resistente, com flor...esporádica...mas com flor!

E quando ela floresce no meu caule de xerófita não o faz com cores pálidas, com tons pasteis...não!
É forte, viva e perfumada!

3:32 PM  
Blogger Fauno said...

Sim filha...tu falas falas falas mas qd te foste apaixonar foi por um cactu do mediterraneo... tambem não caiste por uma flor vivaz... hehehe

como dizia o poeta, "isto é tudo a mesma carneirada..."

4:20 PM  
Blogger Jaime Esqueci said...

Hmmmm.Se eu fosse uma planta seria a cannabis.Tou destinado a ser enrrolado,sirvo apenas para fazer esquecer problemas e por gente bem-disposta e no fim acabo sempre no chão pisado e trocado. Tenho um cheirinho característico e a alcunha "MariaJuana" encaixa-se perfeitamente porque sou um bocadinho gaija (parece que não é hábito muchachos gostarem de decoração de interiores e gosto bastante de ver a Anatomia de Grey, em especial os episodios do Danny Duqette)

PS:Ao menos um dos outros co-autores do Blog é suficiente macho...estou a falar obviamente do homem que lava o cabelo com essência de amêndoa para os caracois ficarem mais perfeitinhos.......

5:10 PM  
Anonymous Anonymous said...

(em nome de um flor de estufa)

Num Outono solarengo, com uma brisa já a adivinhar tempos mais frescos, essa flor conheceu um vaso… para ele foi sendo atraída, por uma força qualquer maior que não podia ou queria vencer… e um dia, no escuro, o vaso tombou-se até ela e aconchegou-a na sua terra… sensação tão doce a de se deixar envolver… a de se enterrar, integrar naquela nova casa, quente, onde cada recanto parecia encaixar no mais pequeno pormenor do seu frágil ser… foi crescendo, forte, feliz, viçosa… queria tocar o céu… mas com tanto amor que o seu vaso lhe dedicava, com tanta vontade de a preservar ao seu lado, de a proteger, uma redoma de vidro, transparente e mais bela do que todas as que já tinha visto, foi erguida à sua volta… difíceis os tempos de adaptação… ao mesmo tempo que amava o vaso, sentia uma pequena mágoa de cada vez que se lembrava como era ser tocada pelos raios de sol nas suas folhas, como era até deixar-se queimar e secar, para depois reviver, reflorescer com maior vivacidade… tudo parecia não ter importância quando mergulhava no solo fértil ou quando rodeava o vaso com os seus caules elegantes e longos… mas nada consegue contrariar a natureza de uma flor, a sua sede das gotas grossas que magoam quando despejadas das nuvens, dos ventos fortes que partem as mais infantis folhas… afinal é só isso que a flor precisa… de poder ser ela outra vez… de voar como dantes, sem se desenterrar… e quem sabe levar o vaso com ela, para sítios que desconhece e que por isso não compreende… ele ia gostar…

3:42 AM  
Blogger Jaime Esqueci said...

:)

bem bónito

5:13 AM  
Blogger Ana de Amsterdam said...

Cannabis....não me tinha lembrado dessa...mas é uma boa analogia, "destinado a ser enrolado"!

Acho que ainda assim, as opiáceas têm mais a ver comigo, gosto das papoilas! A derramar aquela cor vibrante por todas as pétalas.

E Faunesco, os cactos não deixam de ser xerófitas e pronto...se é verdade que têm espinhos, também é verdade que podem dar flores bem apelativas...


Olha....como tudo, nao há bela sem senão....

Cactos, rosas, malmequeres, papoilas, cannabis, cravos vermelhos, gladíolos, girassóis....VIVA A BIODIVERSIDADE!

2:49 PM  

Post a Comment

<< Home