Friday, August 24, 2007

Dedicada à Migalhinha

Olá a todos e a todas.

É um prazer voltar ao nosso cantinho de sempre. Separam-me de vós centenas de kilómetros de estrada, milhões de hectolitros de água, dezenas de euros em gasolina, mas com dois cliques de um rato posso sentar-me neste banco,neste bar, pedir um carolans ou um licor beirão com um café e dizer um qualquer disparate que ninguém levar-me-á a sério.


Ultimamente tenho pensado muito na minha infância...fui absolutamente feliz. Hoje, durante um dos treinos bi-diários(ou assim tento que sejam), reparei num grupo de duas ou tres dezenas de crianças de um colégio aqui perto, a fazerem um piquenique gigantesco. Dei por mim a pensar no meu sobrinho, dei por mim a pensar na minha infância, dei por mim a pensar na minha filha, na Marta...e à pouco, durante um episódio de Friends dedicado à gravidez, lembrei-me dos meus amigos de sempre. Dos que estão comigo desde os meus 15/16 anos e como a vida se transformou tanto desde essa altura.

Um deles vai ser pai daqui a meia duzia de meses, um outro já vive no Carregado há mais de dois anos(um deles acha que é tão longe que diz sempre que é Leiria) , um outro já alugou casa e vive por conta própria (mas só come alguma coisa de jeito quando lá vou), um outro quase que arranjou uma nova vida em Santo André e em Lisboa, um outro(que entretanto se afastara) também já comprou casa e já pouco nos vemos, um outro está agora a molhar os tomates nas águas da Catalunha com a companheira e pensa em mudar de casa, talvez para mais longe...

Onde estão os dias que tínhamos 15 anos em que para estarmos juntos bastava só termos aulas ou andar 2 minutos a pé e assobiar junto às janelas uns dos outros? Onde estão os dias em que as professoras choravam a rir com as nossas brincadeiras? (à excepção da de Filosofia...pobre mulher... sofreu tanto como Jesus na cruz) Onde estão os dias em que filmámos sketches para um trabalho de TTI que fariam, caso visionados por um produtor, sucesso num programa aos Domingos à noite na televisão a substituir uns tais de...gato fedorento?
(private joke: "Eu passo os dias a papar do lixo")

Migalhinha, o melhor da tua vida começa já daqui a pouquinho tempo. Não tenhas pressa, à semelhança da criançada de hoje em dia, em crescer. Leva o teu tempo, brinca muito com o teu pai, manda-o fazer mais vezes a barba para não assustar os teus amiguinhos, pede-lhe para deixar de usar o oléo de amendoas para os caracois do cabelo, pede à mãmã para não fazer um turno chato e ficar na tua cama a contar-te uma história dos livros do avozinho, segura sempre na mão dos papás quando estiveres na rua com eles...serão as primeiras e as últimas mãos a largarem-te...confia nos conselhos deles, eles a determinada altura vão parecer-te uns quadradões, mas ouve-os e fala com eles...eles sabem muito de muita coisa...

Cresce devagarinho Migalhinha e rodeia-te de amigos verdadeiros...aproveita bem a tua infância...um dia vais acordar com 26 anos, vais estar a treinar e a ver um grupo de crianças num parque a fazer um piquenique e lembrar-te-ás da tua infância. Aproveita bem esses anos migalhinha...prometo-te que quando tiveres 26 anos correrão umas lágrimas pela cara...mas vão ser só de saudades da Marta...

Jaime

2 Comments:

Blogger Ana de Amsterdam said...

Belissimo...

12:50 PM  
Blogger Unknown said...

... momento fabuloso que deixaste aqui, e embora eu saiba que és assim, não me deixas de espantar...

....uma reflexão sobre o que será do mundo daqui a 26anos... Portugal será mais um condado espanhol, a guerra pelo petroleo terá acabado, porque as reservas desse sangue da terra se esgotaram... eu provavelmente serei avô... só coisas boas...e as coisas más, quais serão as ameaças? estamos cá para ver

PS - Será que este blog existirá daqui a 26 anos? Será que a google manterá este serviço grattuito? Será que nós vamos estar ricos a viver dos direitos de autor de qualquer babuseira que tenhamos escrito aqui??? OXAlÁ!!

2:20 AM  

Post a Comment

<< Home